quarta-feira, 12 de março de 2008

Todas as mãos

Devaneadores diante de um espaço aberto, para idéias partilhadas. Eis o que somos. Devaneando, escrevemos, em um exercício infindável com as palavras.

percurso, desastre, razão, letra, migrantes, ausências, segredo, chão, passeio, confusão, certezas, liberdade, muros, ilusão, restos, condução, reconstruir, viagem, círculo.

A palavra Devaneios é a chave deste blog. Foi escolhida primeiro pela sonoridade (e leveza) da palavra em si e depois pela amplitude de significados que carrega. Graças a isto, Devaneios combina com cada texto em particular.

parceria, discurso, sina, vontade, escrúpulos, descanso, perdição, navegar, janela, frágil, sobressalto, costura, disfarce, escapar, quiçá, corredor, sombra, sinestesia, luz.

Não buscamos um só sentido. O que desejamos mesmo é que sentidos sejam recosntruídos a cada novo olhar e apontem para diferentes direções.

respiro, soluços, horas, instinto, acaso, fatalidade, idéia, fluxo, legado, substância, sementes, perigo, análise, crença, precaução, passagem, silêncio, solidão, nuvens, soneto.

Nossa forma de escrever é um tanto peculiar. Optamos por um exercício de construção coletiva, a quatro mãos. Tomamos como inspiração a proposta de artistas plásticos que constroem um mesmo quadro a partir de contribuições diversas: um artista segue as 'pinceladas' deixadas pelo primeiro e deixa novas propostas a serem executadas.

deslizar, conversa, barco, deriva, cavaleiro, moinhos, vento, chapéu, cascata, céu, véu, interrogação, futuro, tempo, aliança, clarão, realidade, direção, labirinto, sopro.

Aceitamos o desafio de tentar algo parecido na escrita. Nossa equipe é dividida em duplas (que variam a cada nova rodada) em que cada devaneador tem suas contribuições intercaladas com as do colega. O primeiro a escrever tem um espaço de mil caracteres para desenvolver parte de um tema, e o outro acata a idéia lançada e desenvolve-a até um momento seguinte, e assim por diante.

sem, vida, sono, tudo, troca, destino, memória, devires, música, expresso, atos, orgânico, assistência, voltar, atenção, espuma, ritmo, gratidão, lado, parte, todo, fim, solavanco.

A partir desses critérios, teremos um novo texto a cada semana. Devaneie conosco!

Nenhum comentário: